Fluxo de Caixa
Nas operações do dia a dia de uma empresa, a organização e controle financeiro é fundamental, e para isso o empresário conta com um instrumento básico de planejamento e controle financeiro, denominado fluxo de caixa. O objetivo dessa ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação ou eventuais gastos. Devem ser registrados todos os recebimentos e todos os pagamentos previstos, até o último pagamento e recebimento conhecido, ou o máximo de horizonte adequado às necessidades da empresa.
Além disso, ao elaborar um fluxo de caixa, o empresário terá uma visão de presente e futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e liquidez da empresa. Com essa tranquilidade, ele pode antecipar algumas decisões importantes como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, o planejamento de investimentos, a organização de promoções para desencalhe de estoque, o planejamento de solicitação de empréstimos, a negociação para uma dilatação de prazo com fornecedor e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas.
Pela sua forma simplificada, eficaz, e de baixo custo, até pequenas empresas de cidades pouco desenvolvidas e que não possuem uma grande movimentação financeira, diferente dos grandes centros urbanos, podem planejar suas atividades sem uso de grandes investimentos em modernos sistemas financeiros, que por muitas vezes tornam-secaros ao bolso de algumas empresas. Assim quando elaborado de forma correta e habitual as necessidades de informação da organização também e suprida.
Ele é uma das ferramentas mais simples utilizadas na administração financeira. Além de auxiliar na tomada de decisões ajuda a melhorar o desempenho financeiro através da otimização e alocação dos recursos da empresa onde economizar e onde investir. O fluxo de caixa é um instrumento de apoio para a gerência financeira, o qual possibilita a interpretação dos dados financeiros inseridos como entradas e desembolso de dinheiro. Isso demonstra que o fluxo de caixa serve como um guia, apresentando a real situação do caixa e direcionando o melhor caminho a seguir.
Com simplicidade dessa demonstração torna-se indispensável seu uso tendo em vista a gama de benefícios que ele traz, e com o avanço tecnológico que a cada dia proporciona aos administradores e gestores de organizações uma facilidade em organizar suas atividades seja por sistemas ou planilhas e até mesmo manual deixando o gestor informado do que pode ou não fazer.
A gestão do fluxo de caixa não representa um caixa com níveis elevados de sobrade recursos, mas sim propicia uma folga financeira para a empresa, fazendo com que suasobrigações sejam liquidadas no momento certo. A sobra de caixa em altos níveis não é umfator bom a ser demonstrado, ao contrário disso, apresenta-se como um problema para agestão financeira, já que o dinheiro em excesso no caixa daorganização poderia estar sendoaplicado em outras atividades, gerando com isso maior lucratividade.
O propósito de um empreendimento comercial e realizar lucros por meio da comercialização de bens e serviços, para isso eles buscam saber quais oportunidades seguir e usando o fluxo de caixa como base para tomada de decisões terão sempre à disposição a situação de sua empresa sabendo onde está gastando e recebendo mais, pois dinheiro em caixa não gera lucro, e para fazê-lo terá de investir.
Dicas para controlar o fluxo de caixa:
- Faça o lançamento diário de suas vendas e despesas
- Em situação deficitária, tome decisões sobre a necessidade de capital de giro
- Se o saldo for positivo, avalie a possibilidade de realizar investimentos na sua empresa
- Lance seus pagamentos e recebimentos futuros
- Se o saldo for negativo, revise tudo e avalie a necessidade de capital de giro.
Assine nossa newsletter e tenha acesso a modelos de tabelas e documentos que irão te ajudar no controle financeiro da sua empresa.